Beekipedia

A ENCICLOPÉDIA COLABORATIVA VIRTUAL SOBRE AS ABELHAS NATIVAS


APRESENTAÇÃO

As abelhas são responsáveis pela polinização de, aproximadamente, 80% das Fanerógamas (plantas com sementes), muitas delas de grande importância agrícola.

Atualmente, existem mais de 17.000 espécies de abelhas descritas no mundo (Michener,. 2007), e cerca de 1500 no Brasil (Silveira et al. 2002). Dessa forma, para entendermos a importância das abelhas e para falarmos em espécies ameaçadas, faz-se necessário darmos foco nos estudos para além da abelha africanizada (Apis mellifera), que possui grande interesse econômico e é a espécie mais conhecida no senso comum, porém a menos ameaçada de todas.

Infelizmente, o mundo ainda insiste que é a economia que deve ditar a ecologia, quando na verdade, ao contrário, a economia é que é componente da ecologia.

Por isto, ousamos em abrir este espaço com o objetivo de gerar e divulgar conhecimento sobre esses significativos grupos de abelhas que sustentam a dinâmica reprodutiva de todos os nossos ecossistemas, inclusive os agrícolas. Do total de espécies conhecidas, cerca de 80% são solitárias, 15% parasitas e apenas 5% são sociais.

A Beekipedia propõe apresentar uma coletânea de informações que seja acessível a uma parcela significativa de pessoas que desejam realmente contribuir pela conservação das abelhas. E para isto, o melhor caminho é pela educação.

Com o apoio de especialistas colaboradores em diversas áreas do conhecimento sobre as abelhas, esta enciclopédia será elaborada de forma colaborativa, exclusivamente por convidados que disponibilizarão conteúdos de suas áreas de atuação e será permanentemente atualizado à medida que novos textos, artigos e vídeos forem incorporados. O conteúdo será disponibilizado em 3 níveis: Básico para estudantes de nível médio, Médio para estudantes universitários e Avançado para estudantes de pós-graduação e profissionais.

Agradecemos opiniões e críticas (murilo@beekipedia.eco.br)

A Organização

_____________

Referências:Michener, C (2007) The bees of the world. 2nd ed . The Johns Hopkins University Press, 953pSilveira, FA; Melo, GAR; Almeida, EAB (2002) Abelhas brasileiras: sistemática e identificação. 1a ed. Fundação Araucária. Belo Horizonte. 253p.

Canal Beekipedia: Próxima Live (29/09 - 17 horas)