Projeto Abelhas na Praça

Adotar do ponto de vista semântico: transitivo direto optar por (ideia, opinião etc.); assumir, seguir.


É a decisão de fazer algo pelas abelhas. 

"De flor em flor as abelhas salvam o mundo.

O que podemos fazer por elas?"


O Instituto Abelhas Nativas convida a todos os interessados de Sete Lagoas a participarem do projeto ABELHAS NA PRAÇA.

O que é?

É um projeto que propõe otimizar a vidas das abelhas nativas sem ferrão da região em redutos que normalmente não seriam encontradas. São as praças, parques e reservas da cidade e regiões de entorno.

Você pode contribuir de duas maneiras, seja como pessoa física, seja como pessoa jurídica:

a) Como apoiador financeiro você pode contribuir com recursos em dinheiro para a adoção de um certo número de ninhos de abelhas que serão transferidos para adotantes (pessoa física). Você diz quanto ninhos deseja apoiar e em que região da cidade.

b) Como adotante você deve passar por um treinamento e a seguir receberá de um a três ninhos pelos quais ficará responsável em proteger.


A Adoção dos Ninhos das Abelhas Nativas é uma opção que vai muito além de assumir uma ideia ou conceito. 


O Projeto Abelhas na Praça oferece 5 níveis de interação com as abelhas. Quais são eles?

1º nível – Contemplativo. Uma das propostas de Adoção dos Ninhos é Contemplativa. A pessoa recebe o ninho lacrado. Não pode abrir. Geralmente as pessoas ficam neste estágio. Só vendo o movimento das abelhas.

2º nível – Manejando espécies pequenas (Jataí, Iraí, etc.). A pessoa aprende a abrir o ninho, ver operárias e rainha, extrair um pouco de mel para consumo próprio. As caixas são diferentes, modulares.

3º nível – Manejando espécies maiores (Mandaguarí, Tubuna, etc). A pessoa trabalha com ninhos mais populosos, caixas mais pesadas, abelhas que irão requerer um manejo mais específico. São mais indicadas para sítios.

4º nível – Geração de renda – O foco neste nível é com os produtos e sub-produtos das abelhas o adotante gerar renda para complentar o orçamento doméstico.

5º nível – Meliponicultura comunitária – Este é o nível mais avançado. O foco são as comunidades com vários criadores que podem potencializar suas criações por meio de ações coletivas de gestão incluindo na comercialização dos produtos gerados.


SEJA UM ADOTANTE DE PRIMEIRO NÍVEL  (clique aqui)]

SEJA UM APOIADOR (clique aqui)